quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Madeira

Funchal, 20 de Fevereiro de 2010

«Todavia, a pequena dimensão destas bacias e das suas ribeiras, aliada aos grandes desníveis e fortes declives das vertentes e à grande inclinação das linhas de água principais, são factores de enorme perigosidade face às cheias. Quando a ilha é assolada por precipitações intensas, as águas delas resultantes são rapidamente canalizadas ao longo da rede de drenagem, engrossando os caudais das ribeiras de forma desmesurada. As ribeiras tornam-se então num formidável agente erosivo, arrancando e transportando blocos de centenas de quilos e sedimentos das mais variadas dimensões: são as “aluviões”, como lhe chamam os Madeirenses. Estas cheias rápidas têm destruído, ao longo do seu historial, pontes, estradas, casas e matado pessoas. A sua perigosidade advém sobretudo da velocidade das águas, dos caudais atingidos, da carga sólida que transportam e da rapidez com que se formam.»

Catarina Ramos, “Recursos Hídricos das Regiões Autónomas” in Carlos Alberto Medeiros (dir.), Geografia de Portugal, Vol. 1, 1ª ed., Círculo de Leitores, Lisboa, 2005.

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Passada a tragédia é hora de aprender e aplicar o que se aprende. Alguma coisa falhou no planeamento e ordenamento da ilha. Tal é uma evidência. Basta observar o desrespeito pelos leitos das ribeiras e a construção despreocupada e desregrada nas suas margens. E não é só uma questão de povoamento, como alguns nos querem fazer crer.

O crescimento económico da ilha (um dos maiores do País, senão o maior) tem sido acompanhado por um surto de construção sem regras. Um laissez faire, laissez passer urbanístico. Na ilha o crescimento económico parecer ser o valor que mais alto se levanta, como se tornou patente nas declarações do máximo responsável político da região, quando ainda decorria a tragédia: parecia estar mais preocupado com a imagem internacional da ilha e a forma como isso se poderia reflectir no turismo e nas receitas, do que com as vidas humanas que entretanto se perdiam.

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