domingo, fevereiro 21, 2010

O leviatã de Sloterdijk


Sem ser um paladino do neoliberalismo, Sloterdijk alerta-nos [aqui] para a pilhagem a que a futura geração já está a ser sujeita pela actual, sem que ainda tenha nascido. O perpetrador dessa pilhagem, não é mais nem menos do que o moderno Estado democrático, pelo enorme endividamento que contrai e através dos impostos excessivamente elevados que esmagam a classe produtiva. O imposto é o equivalente funcional a uma expropriação socialista, diz o filósofo.
Segundo Sloterdijk não vivemos sob um sistema capitalista, mas sim num regime semi-socialista, numa economia social de mercado. De acordo com o filósofo, um mundo pós-democrático prepara-se para suceder ao actual, como resultado de uma rebelião civil contra os impostos. Tal rebelião surgirá em resposta a uma situação paradoxal: o desapossamento dos credores devedores pelos devedores credores.
Não é uma situação inaudita: o legislador de Atenas, Sólon, resolveu o problema do excessivo endividamento que atormentava as famílias da antiga cidade-estado ao legislar contra os credores. Sólon conseguiu assim pacificar a sociedade ateniense porque os devedores eram a maioria e os credores a minoria. O legislador de Atenas conquistou o reconhecimento dos seus concidadãos para a posteridade e passou a ser considerado um dos maiores sábios da Grécia antiga.

Etiquetas