domingo, janeiro 06, 2013

Palavras de um insuspeito muito suspeito, para alguns...


«Na realidade o nosso tempo, caracterizado pela globalização, com seus aspectos positivos e negativos, e também por sangrentos conflitos ainda em curso e por ameaças de guerra, requer um renovado e concorde empenho na busca do bem comum, do desenvolvimento de todo o homem e do homem todo.

Causam apreensão os focos de tensão e conflito causados por crescentes desigualdades entre ricos e pobres, pelo predomínio duma mentalidade egoísta e individualista que se exprime inclusivamente por um capitalismo financeiro desregrado. Além de variadas formas de terrorismo e criminalidade internacional, põem em perigo a paz aqueles fundamentalismos e fanatismos que distorcem a verdadeira natureza da religião, chamada a favorecer a comunhão e a reconciliação entre os homens.

(…)

Por isso, é indispensável que as várias culturas de hoje superem antropologias e éticas fundadas sobre motivos teorico-práticos meramente subjectivistas e pragmáticos, em virtude dos quais as relações da convivência se inspiram em critérios de poder ou de lucro, os meios tornam-se fins, e vice-versa, a cultura e a educação concentram-se apenas nos instrumentos, na técnica e na eficiência. Condição preliminar para a paz é o desmantelamento da ditadura do relativismo e da apologia duma moral totalmente autónoma, que impede o reconhecimento de quão imprescindível seja a lei moral natural inscrita por Deus [quem for ateu que omita ou risque as palavras por Deus e continue lendo] na consciência de cada homem

Mensagem de Sua Santidade Bento XVI para a Celebração do XLVI Dia Mundial da Paz, 1 de Janeiro de 2013. AQUI.

*
E não é que estou de acordo.
O Papa consegue ser mais "radical" que o Cardeal Policarpo. E esta.
E estou-me nas tintas para os sapatos que usa, se são Prada ou outros, que me importa, seus anticlericais duma figa. Ele que calce o que quiser e que lhe sirva nos seus santos pés.

**

Até na Antiga Grécia os mais sábios não deixavam de visitar, por vezes, o Templo de Apolo, para ouvir a Pitonisa.

***

P.S. – E não, não sou o João César das Neves, nem por sombras.

Etiquetas