quinta-feira, junho 27, 2013

Oi?! Agora estão a descer, e depois a subir e depois... quem sabe?

Evolução dos juros da dívida a 10 anos no mercado (valores percentuais)


Gráfico surripiado DAQUI

É principalmente em função disto que o governo governa e decide. E depende mais o governo da evolução dos juros, do que a evolução dos juros depende do governo. Juros e decisões do governo comportam-se como duas variáveis independentes.

Os juros a 10 anos estão a subir (como podemos verificar, inverteram a sua tendência de descida desde meados de Maio, embora estejam a descer há duas sessões diárias - mas o que são dois dias?). Poderíamos perguntar: o que fez o governo para que tivesse ocorrido uma subida nos juros? A resposta é: nada! Da mesma forma que a anterior descida dos juros em nada se deveu às decisões do governo.

E assim andamos à deriva, a cavalo na oscilante taxa de juro. Um cavalo xucro que se assusta facilmente com as declarações de Draghi e de Bernanke.


Na semana passada, Bernanke disse que ia reduzir os estímulos à economia - pelo menos foi isso que os especuladores perceberam num primeiro tempo - e os juros subiram; depois lá chamou a atenção que isso era apenas uma possibilidade - e os especuladores lá sossegaram mais um pouco - e os juros desceram. Draghi esta semana, lá disse que na Europa estava longe a possibilidade de se reduzir os estímulos à economia, ao contrário do que se passava do outro lado do Atlântico -  e os especuladores lá sossegaram mais um bocado, e os juros desceram... É o "compra e vende" em função da semântica... 

E assim se governam países ao sabor da especulação, com os olhos postos nos mercados, que parecem falar mais alto do que os povos. Por isso desapareceu o longo prazo - os famosos desígnios nacionais - e até o médio. Governa-se a curto prazo, sem visão, esperança ou confiança. Governa-se de vistas curtas e ouvidos fechados aos apelos dos cidadãos e eleitores. É o tempo da ditadura dos mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas