sexta-feira, março 21, 2014

Até sempre Medeiros Ferreira

A falta de tempo tem dificultado a minha vinda aqui e a actualização do blogue que se quer como um caderninho de pequenas (e grandes) notas, para mais tarde reler.

Medeiros Ferreira faleceu há uns dias. No dia da sua morte quis mas não consegui deixar-lhe aqui a minha humilde homenagem. A austeridade roubou-me tempo. A austeridade levada ao extremo conduzirá à servidão e à escravatura, caso o permitamos. É notório.

Medeiros então partiu.  

Recordo-o doutros tempos, dos corredores da Universidade. Eu, aluno, cruzava-me por vezes com ele, Professor. Sabia quem ele era. Sabia que foi no mesmo arquipélago que vimos pela primeira vez a luz, sabia que tínhamos isso em comum. Eu simpatizava com o homem, que parecia sempre azafamado, sempre em movimento. Partiu esta semana o meu conterrâneo insular açoriano.

 Que descanse em paz.

***

Estes homens e mulheres que cresceram connosco e que nos acompanharam (habituámo-nos à sua constante ou pontual presença desde que temos memória) estão aos poucos a partir e a deixar-nos aqui pelo mundo. Já sem eles, ficamos mais sós, cada vez mais entregues a nós mesmos e às circunstâncias da vida. Eles são as nossas referências que partem.

Mas ainda bem que deixaram obra. Ainda bem que existiram. Ainda bem que continuam connosco, pela obra que nos deixam. Podemos ainda ouvir o seu pensamento, ler os seus escritos, conhecer as suas ideias. Dessa forma permanecem connosco. Não tenhamos dúvidas.

Etiquetas